Você já ouviu falar de Omnichannel?

Omnichannel é mais um termo complicado que chegou para te questionar: sabendo que o seu cliente tem cada vez mais informação e menos tempo, ele consegue encontrar sua empresa em todos os canais?

Seu cliente fez uma pesquisa sobre seu produto, visitou o seu site, pediu maiores informações, baixou um e-book sobre as suas soluções, entrou no chat e conversou com um atendente que encaminhou o contato para um vendedor.

Isto acontece o tempo todo, sem a obrigatoriedade de seguir todos os passos da mesma forma, transportando seu cliente através dos seu funil de marketing.

A Jornada do Consumidor é algo pessoal e intrasferível. Podemos desenhar as probabilidades dentro de cada canal de comunicação, mas sabemos que nem todos os clientes seguem os mesmos passos.

É aí que se encontra a importância de ser Omnichannel: estar presente em todos esses canais, de forma que seu cliente se sinta abraçado por você no processo de compra.

Muito além da comunicação, Omnichannel é um processo!

Mas você se engana se acreditar que todos os processos ocorrem apenas no mundo virtual. Hoje, grandes redes estão criando interações reais com o público para não se limitar apenas ao mundo virtual.

Um caso interessante para ser analisado é o da AMARO que nasceu virtual – como um E-Commerce – e hoje já possui lojas físicas que funcionam como um “ provador”.

Você entra na loja, conhece o produto escolhido (em caso de roupa até prova o modelo!) e, se gostou, efetiva a compra e sai sem sacola nenhuma. Sim, porque a compra será entregue na sua casa!   

Ou seja, o cliente fez todo o processo da forma como se sente mais confortável.

De fato, alguns não irão à loja, mas, como já dissemos anteriormente sobre o Marketing 4.0, com uma taxa de abandono de 82% no fechamento das compras virtuais, todas as opções para redução de perda são extremamente válidas.

A grande sacada neste negócio é que o cliente sai da loja virtual e vai para a física, onde a interação e a presença pessoal ainda interferem no momento mágico da conversão.

Essa “mistura” de marketing virtual e experiência real é um bom exemplo sobre ser Omnichannel.

Será que a sua empresa está entregando a jornada completa que seu consumidor precisa, no tempo correto e em todos os canais necessários para fechar a tão desejada compra?