Semana do Consumidor – não fique fora dela!

Dentre as datas especiais no cronograma de vendas do ano, a Semana do Consumidor recebe destaque para as promoções e ações de fidelização. A data, originalmente criada nos EUA, foi incorporada ao nosso calendário de varejo com o objetivo secundário de ajudar nas vendas para o período anterior ao dia das mães.

Em tempos de pandemia e com muitos negócios fechados, mais uma vez o e-commerce e as estratégias de vendas online têm sido a solução para que pequenas empresas e comércios continuem a atender seus clientes. Neste sentido as estratégias de marketing digital são essenciais e criar um bom planejamento é sempre o caminho ideal.

A Agência.bit vai te ajudar com algumas ideias para este período:

Sabemos que o investimento em plataformas de e-commerce –estruturando um site próprio de vendas – demandam recursos que, muitas vezes, o empreendedor não possui. Por isso nossa dica inicial são os Marketplaces como: Amazon, Magalu ou Casas Bahia

É claro que a estratégia de aderir a um marketplace também precisa ser avaliada para que não seja realizada de modo a gerar prejuízos futuros, não apenas financeiros – já que seu produto competirá com diversos outros interesses – mas também de imagem e credibilidade, caso você receba pontos negativos na avaliação do consumidor ou não se dedique corretamente à gestão da sua loja.

Então muito cuidado: planejamento e organização são essenciais antes de aderir a um marketplace!

Outra solução rápida e cuja demanda tem sido útil para pequenos comércios é a criação de catálogos no WhatsApp. Sim! O App de bate-papo também funciona muito bem no atendimento às empresas com baixo volume de produtos catalogados. É claro que depende também de um cadastro de clientes prévio e de qualidade, para que sua lista de transmissão seja efetiva e gere negócios.

Outra solução são os marketplaces das redes sociais que, muitas vezes, geram mais demanda do que a loja física, efetivamente. O que é uma faca de dois gumes, pois o atendimento passa a ser primordial para atrair novos clientes. Criar chatbots para os primeiros contatos pode ajudar a realizar um filtro correto para que somente clientes reais entrem em contato e sejam atendidos pela sua equipe de vendas.

Marketing de Afiliados pode ser outra solução eficiente. Você passa a pagar uma comissão para as pessoas que divulgam seu trabalho ou seu negócio. Muito comum para alguns segmentos de cursos, como Hotmart, por exemplo.A vantagem deste negócio é que você terceiriza os esforços de vendas através de comissão e se preocupa apenas com o atendimento dos leads de qualidade, já filtrados.

Como já falamos em outras ocasiões, o processo de venda acontece de forma cada vez mais digital. Superar expectativas é a melhor forma de garantir o retorno do consumidor e sua fidelização.

O mercado tem buscado soluções nessa área, mas as estratégias mais comuns não têm sido percebidas como um elemento motivador. Tanto cashback como bônus de desconto para próxima compra – que são estratégias bastante modernas – dependendo do valor pago, estão perdendo seu apelo junto ao consumidor final.

Seja qual for a sua resposta para esta demanda, o importante é manter, na medida do possível, a mente quieta, a coluna reta e o coração tranquilo. E, é claro, continuar investindo em estratégias que façam sentido para o seu negócio.

Conte com a Agência.bit para ajudar você a planejar uma ação de vendas segura e eficiente para sua empresa!

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