Inbound Marketing e o caminho do sucesso

Inbound Marketing

Você já ouviu falar de Inbound Marketing e das suas implicações dentro do processo de captação de leads e vendas?

Apesar de parecer complicado, Inbound Marketing é o conjunto de ações online cujo objetivo é levar o cliente ao final da sua jornada de compra. Ela é composta por diversos recursos, cada um destinado a uma etapa do funil de vendas.

Continua complicado? Vamos ser ainda mais didáticos:

Imagine um tabuleiro de jogo onde as peças são os seus clientes ou consumidores. O seu objetivo é chegar com essas peças lá no final de um caminho específico, avançando casa por casa. Então, assim como o tabuleiro, o Inbound Marketing é composto por cada uma dessas casas, que representam todas as ferramentas online que você possui para este fim: conteúdo do blog, e-mail marketing, e-books, calendários, lives, papos com especialistas, gestão de leads, pós-venda… enfim, todas essas ações, ligadas umas às outras, formam o caminho no seu tabuleiro. Quando reunidas sob a ótica de uma única estratégia de marketing, recebem o nome de Inbound Marketing.

Mas como saber quais ações devemos utilizar antes das demais?

A buyer-persona: identificação os peões do jogo

Para isso devemos definir a buyer-persona, ou seja, quem são os peões do seu tabuleiro.

A buyer-persona nada mais é que uma evolução do conceito de público-alvo. Se antes você imaginava o cliente de forma geral, quando falamos sobre “persona” saímos de um contexto amplo e colocamos o consumidor em um contexto limitado, o mais próximo possível da realidade. A buyer-persona é um “perfil médio” do seu consumidor, representado por um personagem fictício, criado com base nas suas principais características.

A jornada do consumidor: aprendendo a ler e construir o caminho no tabuleiro

Definido a(s) persona(s), vamos pensar na jornada do consumidor. Ou seja, qual é o caminho que ele vai percorrer desde o primeiro contato com a sua marca até a compra de um produto. Para cada ação dele nessa jornada existe uma reação da sua marca para atraí-lo e manter seu interesse vivo.

Assim como no jogo em questão, trata-se de escolher corretamente o caminho que os “peões” vão percorrer para alcançar o objetivo da forma mais rápida, “pisando” nas melhores casas e correndo o menor risco de voltar para trás.

As regras do jogo: como posicionar o seu consumidor dentro da estratégia

Essa “jornada” ou “caminho” é permeado por um conceito maior, conhecido como o funil AIDA. Ele é a estratégia base que divide as etapas do caminho em diferentes momentos:

Atenção: chamar atenção do consumidor para seu produto ou marca, gerando um primeiro contato;

Interesse: fazer com que ele se interesse pelo seu produto ou solução, conectando-o com uma necessidade específica do consumidor;

Desejo: Criar vantagens que façam o consumidor querer adquirir o objeto ou serviço em questão;

Ação: Ajudar o consumidor a realizar a compra, se cadastrar ou qualquer outra forma de conversão desejada, sem deixar de lado o pós-compra e a fidelização.

A estratégia por trás do jogo: o papel do Inbound Marketing

O mais divertido desse processo é que ele não é linear. Ou seja, o consumidor pode andar por diferentes caminhos antes de chegar ao objetivo e você não tem controle total de como e quando isso vai acontecer.

No Inbound Marketing você cria a trilha, mas a velocidade e o melhor caminho dependem de cada passo do consumidor!

O que já é sabido é que produtos de baixo valor agregado possuem jornadas mais simples do que os de alto valor agregado. Por exemplo: a compra de um sapato demanda uma trilha menor do que a compra de um eletrodoméstico ou um veículo.

Por isso é essencial acompanhar todo esse processo, definindo ações precisas para ajudar o seu consumidor a não se perder no meio do caminho. E, como tudo isso acontece de forma integrada e quase simultânea, sua estratégia precisa ser bem desenvolvida para que cada passo do consumidor dentro dessa jornada seja acompanhado por um incentivo da sua marca.

Para isso existem softwares que auxiliam você a desenhar a régua de comunicação, pontuando cada etapa e ajudando a selecionar os clientes com as melhores chances de conversão para sua base.

Aqui na Agência.bit temos uma equipe especializada para atender você no Inbound Marketing! São profissionais com experiência nas melhores plataformas, atualizados com o que existe de melhor e mais moderno nas estratégias de Inbound Marketing, para trazer grandes resultados nas suas vendas.

Fale com a gente! 🙂

One thought on “Inbound Marketing e o caminho do sucesso

  1. Pingback: Como calcular o NPS da sua empresa e entender melhor a relação com o seu cliente? - Agência.bit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *