Data driven – o que é e como processos fundamentados nele mudarão a sua empresa?

Vivemos na era dos dados e, cada vez mais, as empresas têm acesso a ‘toneladas’ de informação para auxiliar nas tomadas de decisões, em um fenômeno denominado data driven ou “orientado pelos dados”.

Diferentemente de outras épocas, quando um departamento ficava a cargo das principais análises, hoje muitas empresas possuem uma cultura diferenciada com dashboards e painéis de dados cruzados, cada vez mais assertivos e acessíveis, que permitem considerar os mais diversos aspectos das mais diversas áreas na tomada de decisão.

Também o departamento de Marketing passou a ganhar muito com isso, estando mais próximo aos dados e às áreas Comerciais, de Novos Negócios e de Inteligência de Mercado, auxiliando, compreendendo e aprendendo cada vez mais sobre o seu cliente.

Essa é uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação ao Marketing offline: ter a possibilidade de analisar todos os dados de forma quase instantânea. Mas nem sempre as pessoas conseguem navegar nesse oceano de números e perceber quais são as informações que realmente valem a sua atenção.

Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!

Essa frase, tão antiga, responde as dúvidas de milhares de empresas e pessoas que investem no marketing digital sem conhecer e interpretar corretamente a avalanche de dados para saber se estão no caminho certo.

Todos as redes, além do Google e do seu próprio site, conseguem entregar muita informação sobre seus clientes, produtos, sazonalidade, palavras-chave. O segredo é saber ler esses dados para conseguir encontrar os melhores resultados.

Algumas informações são até simples de analisar – como “qual o melhor horário para postagem” ou “qual é o perfil do público que acessa o meu site”. Outras já são mais complexas, especialmente quando começamos a misturar diversas fontes de dados para extrair informações mais precisas e valiosas.

É uma ciência exata, utilizada para entender movimentos humanos

Sabendo “ler” essas informações, você consegue planejar melhor seu conteúdo, identificar outros possíveis clientes interessados no seu produto, encontrar novos nichos de mercado e necessidades específicas e não mapeadas, enfim… tudo o que não foi pensado e mapeado em um primeiro momento, com o intuito de destacar seus produtos e sua marca perante a concorrência.

Escolher bem as suas estratégias no oceano digital, com tantas informações primárias e secundárias, demanda alguém que saiba ler para onde a bússola aponta no seu mercado.

Ser “data driven” é uma ciência de conhecimento analítico e interpretação. Por isso é tão difícil… e tão essencial no mundo infinito da globalização digital!

Você sabia que a Agencia.bit nasceu com o DNA da análise? Nós nascemos com raízes nas áreas de BI e tecnologia, trazendo ao marketing digital o controle sobre os dados e a revolução tecnológica de cada dia.

Nossa expertise vai ajudar a sua empresa a atingir melhores resultados!

Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *