Como melhorar o engajamento nas Redes Sociais da minha empresa?

Existem muitas dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais. Veja aqui nossos 5 passos para avaliar a comunicação da sua empresa!

Trabalhar com Marketing Digital não tem descanso e o desafio de melhorar o engajamento nas redes sociais é uma prova disso. Todo dia é preciso competir pela atenção do cliente e, por esse motivo, também é tão importante estudar, ler e se atualizar sobre as inúmeras tendências, os novos acontecimentos, os novos aplicativos etc.

Surgem novos memes e assuntos a cada segundo, milhares de notícias e é preciso interagir o tempo todo com as pessoas. Mas será que isso é verdade?

Muitas empresas ficam com medo do efeito FOMO, sigla em inglês para “fear of missing out” — que, traduzido para o português, significaria o “medo de estar por fora”. É o medo de não estar a par das novidades e dos assuntos em pauta no momento.

E, por conta disso, nascem teorias malucas: algumas pessoas falam que é necessário fazer 20 stories por dia, outros 03 por semana. Então qual é a fórmula certa para melhorar o engajamento nas redes sociais da minha empresa?

1. Para quem estou falando?

Antes de mais nada, entenda seu público, seu cliente, sua persona. É básico e redundante, mas, se você não entende o perfil do grupo de pessoas para o qual a mensagem da sua empresa deve ser endereçada, como você vai poder falar com este grupo e atingi-lo com as suas informações de forma compreensível?

Como seria possível falar com propriedade sobre qualquer assunto com alguém que você não conhece, em um ambiente estranho para ambos? Seria como parar alguém na rua aleatoriamente e começar a discursar sobre filosofia sem ao menos se apresentar.

Um ambiente convidativo, como um bar, ou então um encontro com amigos em comum já ofereceria uma abertura muito melhor para iniciar essa conversa, certo? Mesmo assim, sem conhecer o seu público você ainda corre o risco de discursar sobre filosofia com alguém que não tem o menor interesse sobre o assunto!

Por exemplo, algumas empresas que atendem o público mais jovem buscam ficar mais tempo nos stories do Instagram comentando assuntos da moda por conta do perfil dos seus seguidores, já que o jovem tem a característica de “heavy user”, ou seja, de usuário que permanecem muito tempo online e está sempre antenado com as novidades.

Em outro espectro da comunicação, para negócios B2B que trabalhem sua comunicação também pelo Instagram, nossa sugestão é que se deva manter uma linha mais focada no institucional, técnica e informativa.

2. Quem é você que está querendo minha atenção?

Para se comunicar com perfis diferentes é importante utilizar canais diferentes. É muito complicado para o cliente entendê-lo quando você usa diversas “vozes” para falar com ele. Em uma rede você é “descolado” e, na outra, você é mais “centrado” e institucional.

Nunca se deve utilizar vozes diferentes em uma mesma rede ou canal para evitar uma comunicação esquizofrênica. Busque uniformizar o discurso.

Apesar de existirem formas diferentes de se comunicar, o emissor ainda é você ou sua empresa, ou seja, uma entidade única. Tentar agradar diversos públicos ao mesmo tempo, em todos os canais, prejudica o relacionamento com todos eles.

3. Ah, mas não pode brincar?

Sim, no lugar e no momento certo. Vamos exemplificar: O Instagram e o TikTok são as redes sociais com cunho mais “pop”, então a comunicação geralmente é mais leve e cabe até uma comunicação mais solta e provocativa.

Já o LinkedIn é reconhecidamente um ecossistema de ambiente empresarial, então a comunicação geralmente é mais informativa e corporativa, conforme comentamos anteriormente.

Situações de momento também devem ser levadas em consideração. No dia de um trágico acidente aéreo não é hora de fazer piadinhas ou tocar de forma aleatória no assunto. Momentos de pesar, causas e movimentos sociais devem ser respeitados e tratados com seriedade.

Assim como protocolos seriam seguidos durante um evento presencial ou uma conversa profissional quando assuntos delicados fossem tratados, sempre deixando claro o seu posicionamento ou da sua marca.

Da mesma forma momentos de alegria, datas especiais e comemorações também precisam ser levados em consideração e podem ser aproveitados para gerar a simpatia e engajamento do público nas suas publicações.

4. Posso me inspirar em cases e iniciativas de boa comunicação?

Um case bem interessante sobre como melhorar o engajamento nas redes sociais foi uma aula de bom humor da cerveja Heineken, patrocinadora do campeonato de futebol da Champions League, ao abordar a questão do novo campeonato exclusivo que alguns clubes europeus de futebol estavam tentando criar.

A empresa criou uma comunicação baseada no discurso: “Se beber, não dirija” e soltou uma versão bem humorada da campanha: Se beber, não crie Liga! Original, criativo e sem perder o “tempo” da notícia.

Outra iniciativa que tem dado muito resultado é o uso de perguntas no Stories. Vale a pena abrir o seu espaço, ou da sua marca, para responder perguntas sobre seus produtos, vantagens e curiosidades, aproveitando para continuar esta conversa no Direct Messenger (DM) com os participantes.

É essencial estar preparado e bem paramentado para responder todas as perguntas sem espaço para erros. Porém essa é uma poderosa ferramenta de engajamento e pode revelar, mesmo entre públicos desconhecidos, interesse no que você e sua marca têm a dizer.

5. Seja objetivo e não se confunda!

O mais importante é que a comunicação da sua marca seja bem alinhada com o perfil de público a ser abordado em cada rede social.

Existem personas de sucesso, apoiadas no humor, como a Netflix, o Guaraná Antártica, o Ponto Frio, que são mestres em comunicar com o seu público utilizando brincadeiras e as “modas” da Internet, tanto quando empresas, pessoas e marcas que ganham sua credibilidade através da integridade e conhecimento sobre suas informações, a exemplo do YOUPIX, Meio&Mensagem, TED Talks, entre muitas outras.

No ambiente das redes sociais, quanto mais próximo do seu cliente e da sua forma de se comunicar, mais facilmente as pessoas se reconhecerão e lembrarão de você e da sua marca.

Te ajudamos a melhorar o engajamento nas redes sociais

Quer saber como melhorar a comunicação da sua marca nas redes sociais? Informação você encontra aqui, com a Agência.bit.

Além do nosso blog e das redes sociais, nossos especialistas em marketing digital estão disponíveis para compreender as necessidades da sua empresa e atender você sempre que precisar.

Fale com a gente! 😊

One thought on “Como melhorar o engajamento nas Redes Sociais da minha empresa?

  1. Pingback: Volta do comércio e dúvidas sobre as regras de restrição ao funcionamento acende novas questões sobre o ritmo dos negócios - Agência.bit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *