Como trabalha uma agência de marketing digital?

Esqueça tudo que sua imaginação criou. Não temos robôs servindo café e não temos escorregadores no meio da sala. Uma agência de Marketing Digital é muito mais do que isso. Ela é especializada em colocar sua empresa e marca no mundo digital. E como isto é feito? Através de muito estudo e análise, briefings, cursos e horas de trabalho.

Sim, a internet pode parecer um caminho fácil, mas ninguém se lança ao mar sem uma carta náutica, não é mesmo? Da mesma forma, navegar sem uma agência ajustando as velas é muito mais arriscado, sendo mais fácil perder dinheiro do que atingir o objetivo desejado.

Mas como trabalha uma agência de marketing digital?

  1. Estudo e levantamento

Em um primeiro momento a área de atendimento desenvolverá com você, ou com o responsável da sua empresa, um briefing. Ou seja, um documento sobre sua história, seus objetivos de vendas, o mercado onde está inserido, seus concorrentes e o que deseja alcançar através do marketing digital.

A agência tem como objetivo inicial identificar e criar objetivos concretos. Ser o primeiro na busca do Google é o pedido mais comum que todas as agências recebem e, definitivamente, nenhuma agência pode entregar isto na primeira semana de trabalho.

Com o briefing nas mãos chega o momento de se voltar para dentro da agência e compartilhar as informações com a equipe. Inicia-se o planejamento do trabalho.

  • Planejamento

O planejamento, então, assume o “job” (como seu projeto será chamado internamente), olhando e pesquisando cada detalhe, buscando soluções criativas, analisando as melhores práticas na sua área de atuação e, se necessários, buscando mais informações com o cliente. Essa é a base de todo o trabalho. Por isso toma mais tempo, já que, quanto mais tempo for dedicado à análise, maior será a assertividade das ações e menor será a necessidade de correção de rotas no futuro.

Depois que o time de planejamento fez toda a análise, suas recomendações sobre a idealização das estratégias e o ferramental a ser desenvolvido para website, redes sociais, e-commerce etc., o trabalho chega às equipes de mídia, criação e demais desenvolvedores. Lá serão definidos os layouts dos materiais e outros conteúdos a serem apresentados ao cliente.

  • Alinhamento

Neste momento volta o atendimento, que vai apresentar o trabalho realizado pelo planejamento, as peças e a estratégia ao cliente. Este é o ponto de contato da agência com você. Muitos clientes requisitam contato direto com as áreas internas da empresa, mas interferir neste fluxo pode criar um processo menos alinhado e com margem para riscos e erros de interpretação.

Definidas as ações, o budget (orçamento) e os prazos, os times devem ser selecionados e alinhados para a execução. Um website, por exemplo, envolverá uma equipe e um tempo de produção diferente de um post para as redes sociais. Por isso todos os objetivos e métricas precisam definidas para cada estratégia, separadamente.

Os gestores e o atendimento criam um painel de controle para gestão de todo o projeto, com prazos, objetivos e KPIs (indicadores de performance) bem estabelecidos.

  • Produção

Todos alinhados, it’s time! A agência começa a produzir para colocar seu projeto no ar. Mas o trabalho não para: depois de colocar o seu job no ar, precisamos iniciar também os processos de análise da gestão e andamento, seguindo os KPIs do projeto para garantir as entregas.

  • Avaliação e Mensuração

Por fim, a parte mais importante de todas: a análise dos resultados, para que os pequenos ajustes necessários ao projeto possam acontecer sem interferir nos prazos estabelecidos e prometidos ao cliente ou no andamento das demais ações.

Uma agência de Marketing Digital deve se preocupar em analisar cada resultado e apresentar ao cliente tudo o que foi conquistado com cada uma das estratégias do projeto. Apenas com a análise de resultados será possível validar o trabalho como um todo.

Um trabalho técnico, preciso e minucioso

E essa é a fórmula que rege o andamento contínuo do trabalho: concepção, planejamento, execução, avaliação e repetição. Sempre ajustando a rota, até atingir o seu objetivo.

Cada etapa precisa ser minuciosamente planejada, cumprida e avaliada. Por isso é essencial trabalhar com tranquilidade e continuidade, permitindo que cada etapa seja concluída com sucesso.  

Afinal, sucesso só vem antes do trabalho no dicionário!

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