Boas práticas de Marketing nas Mídias Sociais

Em qualquer segmento é sempre bom estar atento às melhores práticas do marketing nas mídias sociais para trabalhar a sua divulgação e da sua empresa corretamente. Elas podem ajudar a definir estratégias, mas também trazer um novo olhar para a sua marca, buscando pontos de melhoria.

É nesse intuito que as Redes Sociais têm se movimentado na direção de ações mais responsáveis e de maior credibilidade, já que, tantos escândalos depois, foi preciso aprender com os erros e acatar às novas legislações digitais que os países estão adotando.

Vamos conhecer algumas dessas boas práticas que sua empresa deve respeitar nas Redes Sociais?

Mantenha o perfil da empresa institucional

Pequenas empresas, onde os donos são mais conhecidos do que o próprio empreendimento, utilizam-se muito das contas pessoais dos próprios donos e vice-versa. Fotos de churrasco, de férias, de viagens e da família invadem as páginas institucionais e misturam-se com fotos de feiras e eventos profissionais, comemorações de final de ano “da firma” e outros assuntos não relacionados. Pior ainda quando opiniões políticas, religiosas e de cunho não profissional se misturam com a marca. Não é nada positivo e acaba reduzindo a confiabilidade a zero.

Muitas pessoas entendem que as redes sociais é um fórum de ideias. Porém, posts políticos ou de assuntos que geram debates pessoais – e que não envolvem o seu mercado! – devem ser deixados para sua página pessoal. Sempre orientamos nossos clientes a ter um olhar crítico, porém profissional sobre o mundo quando se trata do discurso da marca. Marcas precisam se posicionar, porém de forma respeitosa e não-alienada. Haja de forma coerente com seus valores, mas esteja ciente de que seu cliente pode pensar diferente e deve ser respeitado.

Interaja com o seu público de forma responsável

O primeiro passo é entender que estar presente e fazer um bom Marketing nas Mídias Sociais envolve a criação de uma política de portas abertas na comunicação. Se houver críticas ou reclamações, posicione-se a monitore, mas não caia na tentação de deletar. Isto cria maior confiabilidade e sinaliza respeito ao cliente. Nesses casos, sempre crie uma forma de direcionar as pessoas para o seu SAC ou atendimento digital para que seu problema seja resolvido rápido e satisfatoriamente. Agora, se houver elogios, lembre-se de não deixar de lado também. Agradeça e continue seu trabalho. Estas interações servem como um termômetro para avaliar o relacionamento da sua empresa.

Lembre da regra dos 80/20% do marketing nas mídias sociais

A regra de ouro! Você conhece a regra do 80/20%? Pois então, em geral, 80% das publicações devem ser dedicadas a conteúdo informativo, a educar o cliente, e 20% a anúncios. Esta regra muda para grandes empresas de varejo, empresas de marketplace e outras plataformas que trabalham com vendas e funcionam como um shopping virtual. Porém, para os demais segmentos, o foco é conteúdo e essa regras pode ajudar muito no desenvolvimento da sua comunicação.

Mantenha um padrão de voz e discurso

Encontrar a melhor linguagem para sua empresa é um desafio. A voz da sua empresa deve ser mais séria ou mais divertida? Pode usar memes ou linguagem formal? Entenda bem a sua marca e a persona do seu cliente para desenhar a melhor estratégia de comunicação e conteúdo. Um escritório de advocacia tem um padrão de comunicação diferente da comunicação de uma Petshop. Simples assim.

Esteja atento os concorrentes e às suas ações de marketing nas mídias sociais

Estar de olho nas ações do concorrente é uma prática que não deve se restringir às promoções. Entender a linha de comunicação e o posicionamento dos concorrentes em questões relevantes é uma estratégia muito rica. Compreender os pontos fortes e os pontos fracos na comunicação em relação ao público é um passo essencial para crescer no mercado e ganhar reconhecimento. Mas lembre-se: monitorar as redes dos concorrentes não significa copiar e colar, porque essa prática não é legal e o público vai perceber e cobrar pelo seu erro!

Use os recursos da transmissão ao vivo e aproveite diferentes formatos de conteúdo

Na era das lives e conteúdos baseados em vídeos, as transmissões ganharam muitos seguidores e se tornaram uma força de engajamento importante para as marcas. Escolha especialistas para avaliar o melhor formato para sua área de atuação, trazendo mais credibilidade para sua empresa. Vale a pena investir em conteúdo de qualidade em todos os formatos!

Mais do que nunca o bom senso é o melhor guia, mas contar com profissionais de comunicação é essencial. Escreva, leia, analise criticamente antes de divulgar. Se tiver dúvidas sobre a qualidade e o formato do seu conteúdo, peça para outra pessoa avaliar. E, quando possível, conte sempre com bons profissionais de conteúdo.

Não deixe de estar presente e fazer o seu Marketing nas Mídias Sociais. Porém, lembre-se de assumir este papel com a responsabilidade e a seriedade que sua marca deseja transmitir aos seus clientes.

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