Como escolher uma boa agência digital para o marketing em empresas

Começo de ano, planejamento muita gente vai buscar, pela primeira vez, uma boa agência para realizar o marketing em empresas. Mas como saber se a agência digital que você está procurando é boa?

De forma bem didática, podemos comparar uma agência de marketing digital a uma roupa da moda. Nem sempre o modelo mais popular vai servir para você. Costumo dizer que cada empresa tem uma agência para chamar de sua! Para ajudar nesta missão vamos dividir em duas etapas:

Mapeie suas necessidades específicas e futuras

Antes de sair buscando uma agência digital, vale a pena fazer a lição de casa para saber do que você realmente precisa. Melhorar o site? Gerir as Redes Sociais? Precisa criar um e-commerce moderno e funcional? Essas são questões que devem ser analisadas anteriormente para que o seu investimento seja assertivo com uma agência que consiga atender todas as suas necessidades.

Depois, estipular o seu investimento (budget), o tempo e a energia que você vai investir para alcançar os resultados desejados. Afinal, não adianta contratar uma agência e não ter tempo para acompanhar o desenvolvimento das ações, a aprovação de materiais, de layouts, reuniões de alinhamento e pensamento estratégico. Destacar uma pessoa de contato para alimentar a agência com informações e feedbacks poder ser muito proveitoso.

Na hora de escolher uma boa agência, chegar à reunião com um bom briefing pode ajudar demais na avaliação do orçamento. Uma boa agência vai fazer questão de entender suas necessidades antes de informar valores. Tenha em mãos seu mapeamento para garantir que todas as suas necessidades serão atendidas!

Buscando a agência para o marketing em empresas

Neste momento é importante que você faça uma lista de agências que acredita que consigam atender às suas necessidades. Não é preciso pensar muito num primeiro momento. Faça uma lista dos serviços que elas oferecem, incluindo suas necessidades futuras. Isso vai ajudar a reduzir a infinita lista de agências indicadas e/ou encontradas no Google para aproximadamente 3 ou 4 que se encaixam bem.

Aqui, separamos ainda algumas indagações que você pode fazer para compreender melhor se o perfil da agência condiz com suas necessidades:

Como funciona o atendimento? Reuniões presenciais, online, contato direto? Vai ter um ponto de contato para ações e necessidades rápidas? O mundo digital é veloz e é preciso que sua agência e sua empresa trabalhem de forma dinâmica.

O time é fixo ou trabalham de forma a se ajustar à demanda? Possuem profissionais e especialistas em quais áreas? Ter a facilidade de colocar mais profissionais para cumprir o seu contrato ou necessidades pontuais é muito bom. Nada pior para o seu budget do que contratar uma agência para uma coisa e ser obrigado a contratar outra agência para outra necessidade específica.

Qual o perfil das contas que atendem? Cases de sucesso? Possuem clientes em áreas semelhantes à da sua empresa? Este não é um ponto crucial e que necessita do maior escrutínio, já que uma boa agência deve aprender e se adaptar às necessidades dos seus contratos. Porém, toda agência tem histórico, um DNA. Você pode encontrar, por exemplo, agências mais novas e engajadas, com foco em redes sociais e custos mais acessível, enquanto outras mais experientes podem corresponder melhor às suas necessidades estratégicas e contar com maior diversificação de profissionais especialistas. Bons históricos de sucesso podem ajudar na sua escolha. Conheça os cases de cada uma!

Possuem reconhecimentos, prêmios e certificações? No mundo digital todo dia muda um algoritmo, uma regra, surge uma nova diretriz. Ter uma empresa atualizada é fundamental para não perder tempo nas suas ações.

Já atuou no marketing em empresas conhecidas ou atendendo parceiros? Grandes empresas possuem diversas contas e áreas. Verifique internamente se alguma das agências já atendeu a sua empresa, talvez em outra área, para outros projetos. Indicações são sempre bem vindas.

Enfim, a escolha!

Parece muito complicado, mas estamos falando do seu dinheiro, seu investimento, seu tempo e o futuro da sua empresa.

É importante ter todas as informações necessárias para lhe auxiliar na escolha, buscando a melhor resposta para os seus problemas e as melhores soluções para o seu negócio.

E, no final, pode parecer muito básico, mas use sua intuição: uma agência interessada, atenciosa e prestativa desde o início deve caminhar lado a lado com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *