Home Office: Como a tecnologia pode ajudar sua empresa

Hoje é dia de falarmos sobre duas das questões mais importantes para o trabalho em regime Home Office: a segurança digital e a acessibilidade.

Como falamos em nosso primeiro texto da série Home Office, para muitos a transição para o regime do trabalho em casa foi realizada de modo abrupto e, agora, com retorno às atividades, muitos começam a enxergar nesta solução temporária uma opção para redução de custos e melhoria na produtividade da equipe.

Pesquisas realizadas na cidade de São Paulo, pela Fundação Dom Cabral, apontam que empresas que adotarem home office de modo parcial poderão gerar economia superior a 5.000 reais por funcionário, dependendo do endereço da empresa.

Por isso mesmo é fundamental que as empresas que estão pensando na implantação do home office devem fazê-lo de forma profissional, garantindo de que o trabalho seja realizado de forma contínua e segura para todos os colaboradores.

Vários pontos foram observados neste processo: desde o uso de computadores pessoais de forma compartilhada, a arquivos em nuvem sem qualquer tipo de segurança digital. Até mesmo o uso de redes compartilhadas foi detectado, ao que cabe uma análise mais detalhada.

Saindo do imediatismo

Apesar da facilidade e da necessidade desta mudança, muitas empresas acabaram por deixar seus colaboradores utilizarem seus equipamentos pessoais para realizar suas tarefas.

Bem, quando um funcionário acessa a rede de uma empresa de forma remota com o seu computador pessoal, acaba expondo esta empresa à invasão de estranhos, que podem prejudicar não só os sistemas como também ter acesso às informações confidenciais. Por isso a questão de segurança digital é fundamental.

Outra questão que vale ressaltar é que, ao utilizar o computador pessoal, muitas informações podem ser perdidas em caso de quebra deste equipamento sem a devida cópia de segurança – ou backup.

Aí começamos a entender a necessidade de profissionalizar essa transição, garantido que os computadores utilizados sejam adequados aos sistemas da empresa, preferencialmente fornecidos por ela.

Com isso, além dos sistemas corretos, preparados por uma equipe de TI e instalados de forma segura, os servidores devem estar protegidos contra invasões, com um excelente firewall e outros sistemas de segurança da máquina e da rede.

Acessibilidade

Muitas pessoas questionam se fica fácil ou não falar com o funcionário estando em Home Office. Do ponto de vista de telefonia já existem soluções que auxiliam neste processo, como os sistemas de PABX Virtual e outras soluções VoIP, possibilitando desde a instalação de um ramal da empresa mesmo em regime home office, até o direcionamento de ligações diretamente para o celular. Com certeza um ganho em tempos de distanciamento social, mas também uma facilitação do dia a dia de trabalho para quem está na força de campo ou atuando na rua.

No caso de sala de reuniões, apesar das diversas plataformas que oferecem o serviço online de forma gratuita, é fundamental avaliar a segurança do provedor. Afinal, nenhuma empresa deseja ter reuniões interrompidas ou informações vazadas, não é mesmo?

São novos tempos, precisamos de novas habilidades como profissionais e, mais ainda, de novas tecnologias que suportem essa mudança de forma segura e eficiente.

A Agência.bit conta com os melhores parceiros em tecnologia e a SPBrasil Soluções Internet, nossa gestora de TI, nos apoia com o Home Office Fácil, um sistema que digitaliza totalmente sua empresa para o trabalho remoto.

Não deixe de conhecer essa e outras soluções dos nossos parceiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *