7 dicas para construir um web site de sucesso

Construir um web site de sucesso costuma ser a primeira grande preocupação das empresas na Internet. O web site é visto por muitos como a “casa” da sua marca em versão digital, ou mesmo como uma extensão da própria loja ou estabelecimento no mundo virtual.

Essa visão não está de todo errada e, na maioria dos casos, um site, blog, portal ou E-Commerce é mesmo a pedra fundamental, tanto da comunicação digital quanto das estratégias de marketing e publicidade das empresas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que é fundamental para um web site de sucesso:

  1. Seja objetivo: se o seu web site é a principal plataforma de comunicação e captação de clientes, é preciso ser o mais claro e transparente possível nesta comunicação. Em um bom web site o conteúdo deve que ser desenvolvido pensando em solucionar as principais dúvidas dos usuários e sua navegação tem que facilitar a chegada dele até o conteúdo de interesse. Como regra geral, quanto menos cliques ligarem um usuário às respostas que ele procura, melhor!
  • Tenha um site responsivo: ser responsivo significa que o seu web site vai se adaptar automaticamente para que a navegação seja tão fácil e inteligente no celular quanto é no computador ou em um tablet. Pode parecer complicado, mas entenda que a maioria dos acessos hoje acontece pelo celular. Entre muitos dos nossos clientes, aqui na Agência.bit, o volume de acessos de um site pode chegar até 70 ou 80% através de celulares. Por isso é importante que o seu site seja totalmente responsivo.
  • Coloque fotos e imagens de qualidade: num mundo de imagens, onde os textos perdem cada vez mais poder para as fotos e vídeos, tenha certeza de que boas imagens dos seus produtos farão uma grande diferença. Se não for possível produzir fotos profissionais, preocupe-se com a qualidade das imagens de forma que sejam claras e destaquem bem as características e benefícios do seu produto. Afinal, dá vontade de comer em uma lanchonete com fotos horríveis no cardápio?
  • Aprenda a usar o blog e mantê-lo alimentado: o blog é uma ferramenta essencial para a sua estratégia de marketing digital, desde que seja bem utilizado. Ele serve como um suporte ao seu site, onde você pode desenvolver informações mais completas sobre seu produto ou serviço, além de aproveitar para falar um pouco mais sobre as tendências do mercado. Web sites com blog ganham mais visualização nos buscadores, pois é possível desenvolver e indexar continuamente seus conteúdos, atraindo mais o público e melhorando o ranqueamento do seu site. Mas, cuidado! Um blog abandonado ou com conteúdo desatualizado pode prejudicar a imagem da sua empresa ao invés de ajudá-la.
  • Tenha um bom vocabulário, mas não complique: nem todo mundo que entra no seu site ou se interessa pelos seus produtos é especialista. Utilizar termos de uso comum, não específicos da sua área, facilita ao leigo compreender melhor os seus produtos e soluções. Informações técnicas podem ser reservadas em áreas específicas do web site, organizadas e compiladas em uma biblioteca ou blog. É importante demonstrar o conhecimento técnico sobre a área em que a sua empresa atua, mas não vale a pena confundir os seus clientes.
  • Ofereça uma boa experiência ao usuário: muitas vezes encontramos pela Internet sites tecnicamente perfeitos, mas que parecem ter esquecido do usuário na sua navegação. Sites pesados que demoram para carregar, outros com navegação complicada, onde são necessários vários cliques para chegar ao conteúdo desejado, com conteúdo demais e informação útil de menos, entre outros. Sites que não cooperam com a experiência do usuário (UX) normalmente são descartados pelos visitantes e não geram leads.
  • Facilite a comunicação: buscar um produto no Google, clicar em um resultado que lhe parece interessante, cair em um site que descreve muito bem o que você precisa e… não encontrar nenhuma forma de entrar em contato com a empresa. Já aconteceu com você antes? Muitas empresas esquecem que, ao acessar um site, o cliente está buscando uma solução imediata para o seu problema e é preciso fazer de tudo para atendê-lo bem. Por isso, não se atenha apenas à página de contato. É importante que seus contatos de telefone, 0800, WhatsApp, endereços, e-mails e outras formas de interação estejam sempre visíveis e à mão do usuário. Dúvidas podem surgir durante a navegação no seu site e é importantíssimo se colocar à disposição para respondê-las prontamente.

Parece complicado pensar em tudo isso ao mesmo tempo na hora de desenvolver um web site de sucesso? Por se tratar de um investimento substancial, muitas vezes nos deixamos seduzir por ferramentas, soluções e empresas que desenvolvem web sites com preços muito abaixo do mercado. Mas é preciso ter cuidado para não o tornar inútil!

Em caso de dúvidas, procure uma boa empresa ou agência de desenvolvimento e criação para garantir que o seu site performe positivamente para suas vendas.

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