O que é o QR Code e como utilizar na minha empresa?

Sabe aquele código quadradinho e pixelizado que aparece nas lives, programas de televisão e cartazes para divulgar aplicativos e promoções? Ele é o famoso QR Code e a grande maioria das pessoas ainda não entende direto para que ele serve.

A sigla QR, em inglês, é de “Quick Response”. Ou seja, trata-se de um “código de resposta rápida” em português. Em resumo, é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado, usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmeras.

Para “ler” este código com os smartphones mais modernos basta abrir o aplicativo da câmera fotográfica e apontar para o QR Code. Uma mensagem ou ícone vai aparecer na tela do telefone e, ao clicar nele, o código é convertido em texto (interativo) e pode levar o usuário para um site, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato, um SMS e assim por diante.

Caso o seu celular não consiga ler o código automaticamente, basta entrar na loja do seu smartphone e baixar qualquer aplicativo para leitura de QR Code.

Com tantas opções, ele também é muito utilizado para ações de marketing.

QR Code do mundo digital para o físico

Um dos cases mais interessantes de utilização do QR Code foi realizado por algumas cidades criativas do mundo: tanto a cidade de Lisboa, em Portugal, quanto a do Rio de Janeiro, aqui no Brasil, disponibilizam QR Codes que contam a história de um local ou obra de arte para o turista. Ao encontrar um QR Code na calçada, basta escanear o código para saber mais sobre a localização, o que acaba criando uma experiência sensorial e cultural para o visitante.

Museus e parques pelo mundo também já utilizam a tecnologia para contar mais sobres suas obras de arte e esculturas.

Atualmente alguns documentos oficiais, como o novo RG brasileiro, já vem com um QR Code que ajuda o cidadão a unificar outros documentos.

A CNH digital, versão online da habilitação nacional, também pode ser acessada através de um aplicativo de celular que utiliza QR Code. Assim, as autoridades podem acessar dados sobre o condutor e o veículo sem a necessidade do documento de papel.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresa responsável pelo transporte ferroviário metropolitano do Estado de São Paulo, também já adotou o QR Code para substituir o Bilhete Único (ou passagem) nos equipamentos da capital.

E toda essa versatilidade também traz muitas oportunidades para o seu negócio. 

O QR Code na sua empresa

Ao enviar um QR Code você gasta menos dados e pode levar o consumidor, por exemplo, para uma página específica do seu site trazendo informações sobre um produto ou promoção.

Você também pode colocar tags com QR Code na etiqueta dos seus produtos para que o usuário tenha acesso à vídeos demonstrativos, manual de uso, outros produtos do seu catálogo de vendas etc.

A impressão do QR Code em cartazes, revistas, no envio de e-mail marketing e de malas diretas para os clientes já é uma realidade. Até mesmo boletos bancários podem ser enviados com o código para pagamento imediato, através dos aplicativos de banco e cartões de crédito virtuais.

Lembrando que, no caso de cobranças e serviços financeiros, ele deve ser gerado por empresas idôneas do sistema financeiro, a fim de garantir a segurança da transação.

E quer saber se o QR Code vai invadir o mundo das vendas virtuais? Então saiba que um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) afirmou recentemente que 80% dos varejistas do Brasil têm intenção de adotar aplicativos e o QR Code como meios de pagamento ainda em 2020.

E como faço para criar os meus QR Codes?

Não é necessário contratar nenhum serviço especializado para gerar o seu QR Code. Ele é uma tecnologia de código aberto e você consegue encontrar bons geradores online.

Ferramentas como o QR Code Generator, o QR Code Fácil e o Criar QR Code são algumas que podem ser utilizadas para criar os código à partir de uma página, site ou aplicativo.

E aí? Já pensou em alguma utilidade do QP Code para sua a empresa?

Compartilhe com a gente aqui no Blog ou nas Redes Sociais da Agência.bit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *