Coronavírus e pandemia: 5 dicas sobre o que fazer em relação ao seu negócio

Estamos vivendo um período realmente foram da curva no cenário mundial e, principalmente, inédito para nossa geração em um país com um baixo volume de desastres de âmbito epidêmico.

Acredito que nem nos piores dias algum guru de marketing ou de economia poderia ter imaginado um cenário mundial com países fechados, em quarentena, e atividades como turismo, eventos, atividades culturais e outros sendo reduzidos ou cancelados.

Em primeiro lugar, devemos nos concentrar em cuidar do problema. São em momentos como estes que governos, cidadãos e a iniciativa privada precisam se conscientizar sobre o problema.

Para ajudar a sua empresa a passar por isso, separamos aqui cindo dicas e reflexões que podem te ajudar:

  1. Trabalhar e prover pensando sempre na saúde e segurança de todos

Uma empresa pode focar em ações para este período e pensar sobre como uma estratégia de marketing e vendas pode, não apenas permiti-la sobreviver, mas também ajudar o mercado num momento como este.

Olhe para o seu negócio e pense sobre como ele funciona. Conhecer o seu negócio é importante para enxergar as saídas para este período.

Todos os seus funcionários precisam estar presentes para executar o trabalho, ou poderiam trabalhar em regime home office?

Seu cliente precisa ir ao seu estabelecimento para adquirir o produto? Como posso fazer para não deixá-lo desprovido, de forma imediata e segura?

  • Substitua o mundo real pelo virtual, sempre que possível

Este pode ser o momento ideal para quem tem uma loja virtual focar na divulgação de seus produtos ou serviços online, pensando também em como tornar o sistema de entregas seguro.

Caso ainda não tenha um canal eletrônico, como você pode fazer para que seus clientes continuem sendo atendidos?  Atendimento online ou por telefone, entregas, tudo isso entra em campo e precisa ser repensado.

As entregas em mãos, por exemplo, podem ser substituídas por meios de envio mais seguros? Papéis, documentos e outros, como boletos e notas fiscais, podem ser encaminhados via e-mail, evitando o trânsito e envolvimento maior dos entregadores?

E mesmo em caso de entrega em mãos, como posso alterar os procedimentos para aumentar a higienização e evitar ao máximo o contato direto entre pessoas?

  • Seja consciente e faça sua parte pelo bem de todos

Vale ressaltar que agora não é o momento de pensar somente nos custos. O cliente precisa do seu produto/serviço e vai lembrar de quem o ajudou em um momento complicado.

Nem precisamos dizer que é extremamente ruim “aproveitar” esta ocasião para ações como: aumentar preços além do mercado, reduzir a oferta de produtos de grande necessidade, entre outras formas de manipular seu nicho economicamente.

É preciso ter consciência das atitudes da sua empresa e estar alinhado com as expectativas e necessidades do mercado.

  • Não se esqueça de que o problema vai passar e o mercado vai reagir

Mas, assim como as más notícias vieram da China, as boas notícias também começam a soprar de lá. Após um período de recessão por conta da quarentena, a curva de consumo está superior a 80%, motivada pelo consumo refreado nas últimas semanas.

Os economistas chamam isso de “consumo da vingança”: estoques muito baixos demandam aquisições muito maiores na sequência.

Que tal aproveitar para analisar o seu mercado e preparar seus estoques para uma eventual alta de demanda depois da crise?

Então vamos lá! Aperte os cintos e prepare-se para entrar nessa zona de turbulência. Mas, lembre-se: em pouco tempo voltaremos às atividades normais.

Mantenham-se seguros, pensem na comunidade e façam a sua parte!

One thought on “Coronavírus e pandemia: 5 dicas sobre o que fazer em relação ao seu negócio

  1. Pingback: Como criar ações de vendas realmente efetivas pela internet? - Agência.bit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *