É fácil colocar meu site na primeira página do Google?

Se perguntarmos hoje para a imensa maioria dos empresários muitos ainda dirão que “estar em destaque no Google” é uma de prioridades quando falamos de marketing digital.

Vamos ser sinceros: mesmo para quem nasceu muito antes da era digital é impossível lembrar ou imaginar como era a Internet antes dos mecanismos de busca. Quando falamos sobre encontrar qualquer coisa na Internet, o buscador do Google é a primeira coisa que vem à mente para a grande maioria das pessoas.

E, mesmo no caso do Google, com apenas 20 anos de operação, o principal buscador do mundo virtual evoluiu – ou será que fomos nós, usuários, que passamos a compreender todo o seu potencial? – e se transformou numa espécie de guru, que responde às mais diversas perguntas.

Estar na 1ª Página de respostas do Google – ou na famigerada primeira posição do Google! –  traz, não só visibilidade para a empresa, como uma chance maior de ser contactada por possíveis clientes.

 Objetivo de estar nas primeiras posições do Google

Atualmente não é fácil, nem barato, conseguir alcançar a tão cobiçada primeira posição do Google. Para ser bem ranqueado neste e noutros mecanismos de busca, seu site deve apresentar uma série de critérios estipulados pelo próprio buscador.

Alguns desses critérios são voltados à facilitação do acesso do usuário do seu site. Outros são baseados em mecanismos extremamente específicos, voltado para a comunicação entre máquinas. Ou seja, estamos falando aqui de programação, permissões de servidores, velocidades de carregamento, segurança de software e outros meandros da tecnologia.

Além das atualizações e formatação de conteúdo e dos aspectos técnicos do seu site – o famigerado SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca) – uma questão importante é a correta utilização de palavras-chave que vão “conectar” seu conteúdo com as buscas dos usuários. Para os leigos, seriam as palavras pelos quais os clientes buscam sua empresa ou serviço.

Essas palavras, aplicadas de forma correta no conteúdo, farão seu papel para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca. Porém, conforme já comentamos anteriormente, não se resume apenas a colocar esses termos aleatoriamente nos seus textos.

Nem tudo é assim tão fácil! O Google atualiza seu sistema frequentemente. Ou seja, não existe receita de bolo infalível para o seu SEO. Aquela página com a qual você começou a colher bons resultados pode perder ranqueamento nos mecanismos de busca ao longo do tempo.

Este é a grande característica do mundo digital: estar em constante mudança e movimento!

Plataformas complexas como o Google estão sempre te desafiando a aprender novas regras e, consequentemente, novas possibilidades. Muitas vezes o “pulo do gato” está em uma palavra-chave que não é exatamente o que você imaginou para sua área.

Quer ser destaque no Google em 2020? Fale com a gente. Podemos te ajudar com as melhores técnicas de Marketing Digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *