SEO, SEM… Marketing Digital ou sopa de letrinhas?

Tradicionalmente o mundo do Marketing utiliza muitas expressões em inglês, não tão comuns para o cotidiano das pessoas. Mas quando pensamos em Marketing Digital podemos dizer que aí temos uma verdadeira sopa de letrinhas. Desconhecer o que significa cada sigla pode trazer resultados inesperados!

Um caso clássico: SEO ou SEM?

Muitas pessoas já ouviram falar, mas não entendem o que são, nem como eles nos auxiliam a trazer bons resultados na captação de novos clientes para sua empresa.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”

Ou seja: otimização do seu site, E-Commerce, Blog, plataformas e conteúdos para que sejam facilmente encontrados pelos mecanismos de busca e apresentados como resultados em suas pesquisas. 

O SEO é um conjunto de técnicas e ferramentas que têm como objetivo tornar seu site “legível” para os mecanismos de busca, melhorando o potencial de posicionamento nos resultados orgânicos (não pagos) de buscadores como o Google. 

É um trabalho de construção que se dá com ajustes de programação, palavras chaves, e outros sistemas, facilitando o ranqueamento e se adaptando às regras dos mecanismos de busca, que estão em constante atualização. 

Além de palavras chaves, temos a questão de atualização das páginas, conteúdo relevante e outros mecanismos que influenciam no posicionamento de uma página ou site nos mecanismos de busca.

SEM é a sigla para “Search Engine Marketing”, que significa “marketing em mecanismos de busca”. 

O SEM é uma forma de publicidade na internet, que tem o objetivo de promover websites colocando suas páginas nos resultados (SERPs) dos mecanismos de busca, através do uso de publicidade paga.

Trata-se do formato mais parecido com a publicidade tradicional em veículos impressos como jornais ou revistas, porém adaptado para os mecanismos de busca.

Conhecer como funciona o SEM é fundamental para investir corretamente, já que, diferente de comprar uma página de revista para colocar sua propaganda, os Ads baseados em mecanismos de busca trabalham com um sistema de leilão de posicionamento de resultados.

Além dos mecanismos de busca e ainda mais parecido com a veiculação de propaganda em jornais e revistas, os sistemas Ads permitem a veiculação de anúncios pagos nas Redes de Display, que mostram a sua publicidade em sites e portais diversos na Internet.

Em resumo, SEO e SEM são bem diferentes

Para facilitar, podemos dizer que:

– O SEO otimiza as páginas de um determinado site para conseguir uma melhor classificação nos resultados de busca orgânicos, não pagos

– O SEM utiliza a comercialização de espaço publicitário nos mecanismos de busca para aumentar sua relevância nos resultados dos buscadores. 

Os maiores fornecedores de SEM são o Google AdWords, o Yahoo! Search Marketing, o Microsoft adCenter, além de muitos outros que possuem plataformas de SEM.

Para o sucesso de um site, saber dosar as estratégias de SEO e SEM é fundamental. Elas se complementam e, com certeza, têm o potencial de trazerem grandes resultados para os negócios da empresa. 

Já pensou em avaliar o SEO do seu site ou investir em publicidade paga? 

Se quiser uma ajuda com isso, não deixe de falar com a Agência.bit! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *