Como as estratégias de marketing digital diferem do marketing tradicional.

Marketing é uma ciência viva e, como tal, evolui com o tempo. 

Não podemos afirmar que as estratégias do marketing digital diferem totalmente do tradicional. O que acontece é que as estratégias ganharam mais agilidade, atualmente, com a velocidade da tecnologia e dos dispositivos sempre nas nossas mãos.

Isso é válido para as estratégias de divulgação, mas, principalmente, na análise de resultados.

Outro ganho da rapidez foi no tempo de planejamento, que também reduziu consideravelmente. Se antes você tinha um prazo de até 45 dias para veiculação de um anúncio em mídia impressa de grande circulação, hoje você consegue realizar esta ação nas mídias digitais em não mais do que 24 horas, com análise de resultados em tempo real e adaptação das estratégias conforme o andamento das ações.

É de se imaginar que, com tudo isso funcionando tão rapidamente, todo mundo ganha: a empresa conseguirá responder rapidamente a uma demanda ou oportunidade do mercado, a agência possuirá muitos mais elementos para realizar uma campanha assertiva e o consumidor receberá uma oferta perfeitamente direcionada para o seu perfil.

O mercado reage em tempo real

Isso tudo é verdade, porém requer uma atenção especial: ações em tempo real também significam erros em tempo real!

Uma vantagem do Marketing Digital é a possibilidade da correção da rota ainda durante as ações, porém os erros também serão notados e anotados pelos consumidores imediatamente. 

Por isso mesmo as etapas de pesquisa, planejamento e controle devem ser muito mais cuidadosas e duplamente certificadas para cada ação de marketing desenvolvida!

Enquanto no Marketing Tradicional existe um gap maior de tempo entre o planejamento, o problema e a sua solução, no Marketing Digital os problemas devem ser evitados a qualquer custo e as soluções precisam acontecer de forma imediata. 

Assim, é possível criar ações para mitigar possíveis erros de estratégia e realinhamento sem prejudicar a campanha como um todo.

É como uma corrida de carros: o marketing tradicional é um carro antigo, já bastante conhecido e seguro, que demanda mais tempo para chegar a 100km/h. O marketing digital é como um carro moderno, veloz, que demanda muito mais precisão em sua pilotagem por conta da velocidade que imprime rapidamente.

Se observarmos as tendências, não acreditamos que o marketing digital substituirá o tradicional. Porém grandes players digitais, como o Facebook e o Google, têm utilizado as ferramentas do marketing tradicional para dar suporte às suas ações digitais, tais como anúncios em TV, ações em outdoors e publicações impressas. E não o contrário.

Uma boa agência será capaz de avaliar qual a melhor estratégia e o melhor investimento para o seu negócio. 

Já conhece a Agência.bit? 😉

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