O que é Inbound Marketing? Entenda como atrair e converter clientes com ele.

Apesar do nome complicado, Inbound Marketing é mais uma estratégia de marketing que visa atrair o público e convertê-lo em clientes e admiradores da sua marca, focado na criação de conteúdos e baseado nos “rastros” que o consumidor vai deixando na sua jornada de compra.

Em resumo, podemos dizer que é como um jogo de xadrez e, para cada ação do consumidor, o Inbound Marketing tem um caminho específico a seguir, direcionando esse consumidor através de conteúdos e canais, com o objetivo de tornar a decisão de compra mais prática e consciente.

Toda ação gera uma reação no Inbound Marketing

Assim como na terceira Lei de Newton, o Inbound Marketing não é diferente. Hoje a tecnologia nos permite ter acesso a muitas informações , tais como: a forma que o seu cliente sua empresa nos mecanismos de busca, quais os principais termos-chave relacionados ao seu negócio, o momento ideal para a decisão de compra etc. – e reagir de forma coerente para estimular o consumidor a converter a compra.

Olhando cada uma destas questões – e após analisar e cruzar todos os dados – conseguimos desenhar o caminho ideal deste consumidor, fornecendo o conteúdo correto para que ele se sinta cada vez mais seguro sobre decisão a ser tomada em sua compra.  

Este caminho não é sempre linear e, para garantir o entendimento sobre suas ações, os dados nos ajudam a acertar o direcionamento, como uma bússola. Muitas vezes o consumidor já passou da fase inicial de questionamento sobre suas necessidades e, quando acreditamos que ele está pronto para evoluir ao o próximo passo, da pesquisa pelos produtos para atender essas necessidades, por exemplo, e retorna para fase anterior a fim de ganhar maior segurança nas suas escolhas.

Além de informações, opções!

É preciso lembrar que nunca podemos limitar a jornada de compra do consumidor a uma trilha única, já que consumidores variados pedem soluções diferenciadas. Precisamos diversificar os materiais e as informações a serem compartilhadas com cada perfil de consumidor especifico.

Explicando: podemos utilizar os mais diferentes materiais para gerar o interesse de um consumidor sobre seu produto: pode ser um e-book, um podcast, um webinar ou até mesmo uma consultoria on-line. Tudo isso faz parte do ferramental de Inbound Marketing a ser utilizado no momento mais oportuno, para cada pessoa e para cada perfil de público.

É verdade que para alguns produtos o caminho é mais rápido: normalmente são estes os produtos com menor custo aquisitivo e processo de compra menos elaborado, como um livro ou uma garrafa d’água.

Já para os produtos mais complexos, de maior valor agregado – como um carro ou fundo de investimento, por exemplo – este processo deve mais elaborado, contendo mais etapas de contato com o cliente, oferta maior de conteúdos e informações, além de um acompanhamento mais próximo e pessoal com o consumidor, quanto mais próximo ao momento de decisão e fechamento da compra.

Quando o trabalho do marketing online é maior do que o offline

O fato é que, no mundo virtual, o consumidor não compra um único produto ou serviço sem realizar uma pesquisa ampla, buscar maiores informações, melhores opções e condições de pagamento.

A função do INBOUND MARKETING é exatamente essa: colocar na jornada do comprador todo o conteúdo necessário para que ele se sinta mais tranquilo e seguro possível no momento da compra.

Sua empresa já utiliza esta estratégia? Que tal saber muito mais sobre os benefícios do Inbound Marketing para a sua empresa com a Agência.bit?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *