O homem que tuitou a morte de Osama

05 Nov 2013
by eam
Comments are closed

Sigam @agenciabit

O paquistanês Sohaib Athar estava dormindo tranquilamente, quando escuta alguns barulhos estranhos no meio da madrugada. Resolve levantar e descrever no Twitter o que estava escutando. Alguns helicópteros e barulhos perto de sua casa. Horas depois o presidente Barack Obama divulga a notícia derradeira: Osama Bin Laden havia sido morto em uma operação do exército americano em território paquistanês, na cidade de Abbottabad, onde reside Athar.

O que mais impressiona nesse tipo de notícia é a velocidade com que o twitter consegue espalhar uma informação apenas alguns segundos depois de acontecido. Athar já virou uma daquelas celebridades instantâneas da internet e tuitou que seu telefone não para de tocar, jornalistas do mundo inteiro tentando entrar em contato com ele.

Um caso similar de um homem tuitando de dentro de um avião caindo já foi notícia no passado. Qual repórter consegue chegar ao local da notícia com tanta rapidez? O jornalismo passa a ser algo para quem quer uma tradução aprofundada do fato, pois se todos os seres humanos tivessem Twitter, podendo postar fotos e até vídeos na rede de microblog, a notícia da TV já seria algo velho, ultrapassado.

Essa é a força do Twitter, sua velocidade, sua imediatez. E há ainda quem subestime essa ferramenta com um “Acordei, tomei banho, almoçei”.

É a comunicação quebrando de uma vez só diversas barreiras: da lentidão, da geografia e da realidade!

Agência.bit © 2013